TRIBUTÁRIO - Veja por qual motivo a aposentadoria pode estar parada na fila do INSS

Publicado em 01 de dezembro de 2020

Segundo apuração, hoje há mais de um milhão de pedidos esperando pela análise no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, conforme estimativa, aproximadamente 1,2 milhão de pedidos foram negados somente em 2020.

Esta foi a primeira vez em dez anos que o número de indeferimentos, superou o de concessões. 

Isso aconteceu porque, a fila de requerimentos de benefícios na autarquia federal cresceu exponencialmente, e se tornou um verdadeiro pesadelo para os trabalhadores que buscam a tão sonhada aposentadoria. 

Conforme noticiado pelo UOL há algum tempo, há casos como o do auxiliar de conferente, Edivar de Jesus, de 64 anos de idade, que tem esperado pela concessão do benefício há mais de quatro anos, mesmo se enquadrando em todos os requisitos para obter a aposentadoria.

 

Edivar está desempregado desde 2019, e mora de favor na casa da irmã, sobrevivendo apenas com o auxílio emergencial. 

 

Porque o pedido do INSS pode ficar parado?

Em boa parte dos casos, o erro é cometido pelo segurado ao solicitar o benefício, por isso, é essencial que redobrem a atenção ao preparar toda a documentação que será entregue junto ao pedido da aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, ou qualquer outro benefício. 

Lembre-se de que, a documentação incompleta, apresentada no momento do pedido, bem como, a divergência de dados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), lideram o ranking de inconsistências responsáveis por travar a aposentadoria no país, embora existam outros erros. 

Principais motivos que levam o INSS a negar a aposentadoria

 
Voltar a listagem de notícias

Obrigado pela visita!

Desenvolvido por Sitecontabil 2019 | Todos os direitos reservados